sexta-feira, 28 de maio de 2010

0 comentários

O limão é o fruto do limoeiro (Citrus x limon), uma árvore da família das rutáceas. Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades, como por exemplo o limão 'Eureka', o limão 'Lisboa', o limão 'Lunário', 'galego', 'taiti', limão siciliano (Brasil), etc.. É originário da região sudeste da Ásia. Desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência sobre este citrino encontra-se no livro de Nabathae sobre agricultura, datando do século III ou IV.

Trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminou-se na Europa. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do século XV bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.

Séculos mais tarde, em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substância que combatia tal doença, batizado ácido ascórbico ou vitamina C, na qual o limão proporciona em grande quantidade: o sumo do limão contém aproximadamente 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro. Atualmente é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.

Popularizou-se no Brasil durante a chamada Gripe Espanhola (epidemia gripal de 1918), quando atingiu preços elevados, chegando a ser comprada por de dez a vinte mil réis cada unidade.

As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras. Com o suco da fruta, preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.

Em Fitoterapia, é utilizado para diversas patologias, tais como reumático, infecções e febres, aterosclerose, combate ateromas (remove placas gordurosas das artérias), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica e úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspas, cicatrizações, ajuda a manutenção de colágeno, hemoglobina, atua como anti-séptico entre outras [carece de fontes?]. O limão possui uma substância própria denominada limoneno capaz de combater os radicais livres. É, fundamentalmente, um remédio tónico que ajuda a manter a boa saúde.

sumo de kiwi

0 comentários

Ingredientes:


- 1 xícara (chá) de folhas de capim santo picadas
- 100 ml de água com gás
- 2 colheres (sopa) de mel
- 2 kiwis descascados e congelados

Modo de fazer:

Bata no liquidificador o capim santo com a água. Coe e leve para
bater novamente com o mel e os kiwis.

Benefícios do Capim-santo ou (capim -limão) para a sua saúde:

Seus efeitos foram cientificamente comprovados.
É eficaz no combate aos gases intestinais e cólicas intestinais. Um copo após as refeições funciona como digestivo e antiespasmódico.
Usado também como analgésico é indicado para cefaléia tensional.

Benefícios do mel para a sua saúde:


Fabricado a partir do néctar das plantas, o mel é um alimento altamente estável e energético.
Fonte de flavonóides, proteínas, ácidos, vitaminas e enzimas tem ação imunológica, analgésica, anti-bactericida, antiinflamatória e funciona como laxante natural”.

Benefícios do Kiwi para a sua saúde:


O kiwi por ser rico em vitamina C e nenhum colesterol, combate gripes e resfriados, possui propriedades antianêmica, é estimulante do apetite, regulador intestinal, tem propriedades laxantes, muito digestiva, ajuda controlar o nível de colesterol é preventivo do envelhecimento das células e a formação de rugas.
Voce sabia que o Kiwi combate a depressão, stress, disfunções digestivas e fortalece o sistema imunológico?

Modo de Preparo

0 comentários

*Coloque tudo no liquidificador

*Bata de 1 a 2 minutos

*Coloque gelo e sirva

Ingredientes

0 comentários

*1 manga rosa grande cortada
*1 limão sem casca lavado e cortado em quatro
*Açúcar a gosto
*500 ml de água
*Gelo

sumo de Manga

0 comentários



As principais áreas de produção são a região Nordeste e os Estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.


Sua colheita concentra-se no período de dezembro a fevereiro.



De origem asiática, a manga já era consumida pelos hindus há pelo menos 4.000 anos, que a chamavam pelo nome de “amra”. Foi levada ao ocidente pelo navegador Vasco da Gama, em 1498.

A manga chegou ao Brasil no início do século XVI, pelas mãos de exploradores portugueses que a introduziram inicialmente na capitania de Pernambuco e a partir daí para toda a colônia.

Do Brasil a manga foi disseminada por todo o continente americano. Nos Estados Unidos a fruta recebeu melhoramento genético, ganhando mais variedades e salientando características como tamanho, cor, aroma e sabor.


O Brasil é quinto maior produtor mundial da fruta.

Na Índia encontram-se mais de 1000 variedades de mangas.

Na culinária é bastante apreciada como acompanhamento e ingrediente de pratos exóticos.

A manga atua no funcionamento intestinal, combate bronquites e tem função expectorante

Os Sumos Naturais

0 comentários

Muitas combinações podem ser transformadas em bebidas refrescantes e saudáveis. Sem esquecer da regra básica que é o uso de água filtrada na preparação, os sumos são uma solução prática de unir o essencial ao agradável. Podemos prepará-los variando cor, sabor e textura: água, frutas e legumes são alimentos indispensáveis para uma boa alimentação.

O corpo humano necessita de hidratação, uma vez que a água desempenha um papel vital no organismo. Ela é necessária para a digestão de alimentos e, entre outras funções, ajuda a manter estável a temperatura do corpo. Já as frutas e os legumes são ricos em vitaminas, minerais e muitos outros nutrientes que protegem o nosso organismo contra doenças, além de fornecerem energia para realizar tarefas. Com o Verão e o aumento de temperatura, é fundamental que se cuide ainda mais da hidratação.
Qualquer pessoa, independentemente da quantidade de informação de que dispõe, saberá dizer que um sumo natural é mais rico em termos nutricionais, e menos prejudicial para o organismo do que um refrigerante. No entanto, consomem-se muito mais refrigerantes do que outras bebidas mais saudáveis.


Tendo em atenção que a água é o melhor líquido que podemos oferecer ao nosso organismo, vejamos as informações presentes nos rótulos de algumas bebidas comercializadas em Portugal:

Rótulo de um refrigerante de sumo
1. Ingredientes: água, açúcar, 5% de sumo de fruta, xarope de glicose, acidificantes, conservantes, espessantes, vitamina C, óleo vegetal, emulsionante, vitaminas B6 e B1.
2. Informação nutricional (valores para 100 ml): 0,1 g de proteínas e lípidos; 9,6 g de hidratos de carbono; 30 mg de vitamina C; 0,3 mg de vitamina B6; 0,21 mg de vitamina B1; 40 calorias.

Rótulo de um refrigerante de chá
1. Ingredientes: água, açúcar, regulador de acidez, sumo de manga 0,12%, extracto de chá e aroma de manga.
2. Informação nutricional (valores para 100 ml): 0 g de proteínas e lípidos; 8,9 g de hidratos de carbono; 36 calorias.

Rótulo de um sumo natural 100%
1. Ingredientes: Sumo de fruta e antioxidante.
2. Informação nutricional (valores para 100 ml): 0,6 g de proteínas: vestígios de lípidos; 9 g de hidratos de carbono; 45 mg de vitamina C; 38 calorias.

Pela análise dos exemplos apresentados, facilmente constatamos que os refrigerantes contêm muitos aditivos e açúcar e não possuem praticamente sumo de fruta. Os aditivos são utilizados para aumentar a durabilidade, para dar bom aspecto e para disfarçar a pobreza de um produto. As colas têm cafeína, um forte estimulante, e os refrigerantes gaseificados possuem gases que irritam o estômago, provocam gases no aparelho digestivo e sobrecarregam de trabalho os rins. Nas bebidas light, substitui-se o açúcar por edulcorantes ou seja, diminui-se o valor calórico, mas aumenta-se a quantidade de aditivos. Os néctares contêm entre 25 e 50% de fruta, mas, no entanto, é-lhes adicionado muito açúcar. Os xaropes ou concentrados de fruta têm, também, muitos aditivos e uma grande quantidade de açúcar. Esta diminui com a diluição, mas também diminui a quantidade de sumo, que já não era elevada.
A pasteurização, que permite prolongar o período de vida do sumo, altera-lhe o sabor.
Os sumos «100 por cento», tal como os que são feitos na hora, conservam os nutrientes da fruta à excepção das fibras. Contudo, os sumos naturais possuem uma quantidade desejável de vitamina C.
Os níveis de vitamina C no sangue estão correlacionados com um risco menor de cancro. Um estudo de 30.000 homens e mulheres que vivem em Norfolk, Grã-Bretanha, com idades compreendidas entre os 49 e os 79 anos, mostrou que aqueles que ingeriam a maior quantidade de vitamina C (de frutas e vegetais crus), apresentavam 20% menos de casos de cancro e 50% menos de doenças coronárias. Um sumo fresco, ingerido imediatamente após ser feito, contém cerca de 95% do valor alimentício da fruta ou do legume utilizado. Quem ganha é o organismo que recebe os melhores nutrientes, isto é, vitaminas e sais minerais, e fica com mais defesas naturais. Pesquisas recentes, demonstraram que o beta-caroteno, um antioxidante presente em inúmeros tipos de frutas e vegetais, tem um papel muito importante na prevenção de doenças, pois defende as células e neutraliza as moléculas nocivas.
Se compreendermos o real perigo que os refrigerantes representam na dieta alimentar, por causarem desequilíbrios nutricionais e falta de apetite, por se tornarem habituais, por serem os principais responsáveis pelo aparecimento, precoce e grave, da cárie dentária, percebemos que o seu consumo não faz sentido. É verdade que é difícil resistir ao marketing que a indústria e o comércio fazem, mas só a nós cabe a decisão de seguir pelo caminho mais correcto.
Os sumos naturais de fruta, devem servir para substituir os refrigerantes e bebidas similares, mas nunca para substituir a água e a fruta.


Assim, apresentamos algumas sugestões para a elaboração de sumos naturais ou «néctares verdes»:
Caldo de vegetais crus
Esta é uma bebida preciosa, principalmente durante um jejum mais prolongado, quando sentimos a necessidade de sais minerais naturais. Cortamos diversas hortaliças (de preferência de cultura orgânica) em pedaços pequenos e deixamos de molho em água fria durante quatro a seis horas. Passamos o caldo por um passador e bebemos em pequenos goles. Os sais minerais, as vitaminas e as enzimas passam para a água e conferem-nos as propriedades benéficas.

Sumo de Espinafre e Cenoura
250g de espinafres frescos e lavados
6 cenouras
Preparação:
Coloca os espinafres num copo misturador e, de seguida adiciona as cenouras uma a uma.

Sumo de Agrião e Maçã
150g de agrião
2 maçãs vermelhas
Preparação:
Coloca o agrião fresco e lavado, no copo misturador. Descasca as maçãs e coloca-as também.

Outras sugestões de sumos naturais com aplicações específicas:
Purificar o sangue: 3 maçãs e 8 morangos
Manchas no corpo: 6 cenouras, 1/2 pimentão verde
Regulador nocturno: 1 pêra e 2 maçãs
Baixar o colesterol: 1/2 maçã, 5 cenouras, 1 raminho de salsa; 1 colher de gengibre em pó
Melhorar a pele: 1 maçã, 5 cenouras e uma colher de chá de gengibre
Depurar o organismo: 1/2 beterraba, 1/2 pepino e 2 cenouras
Ajudar a digestão: 7 folhas de espinafre, 6 cenouras
Fadiga muscular: 1 espargo; 1 talo de alho francês e 4 cenouras
Cabelos brancos: 7 folhas de espinafre, 4 cenouras e 100 g de repolhos
Osteoporose: 2 raminhos de brócolos, 4 folhas de couve e 6 cenouras
Retardar o envelhecimento: 3 fatias de melancia, 5 cenouras e 1 raminho de salsa

Sumo de Maça

0 comentários


O sumo de maçã é produzido a partir de maçãs.
Diferentemente de outros sumos, produzidos com alguma facilidade em ambientes domésticos, o sumo de maçã é produzido com o uso de equipamento industrial pesado, e por isso é quase sempre produzido comercialmente em escala industrial. O sumo é obtido pelo esmagamento de maças e depois filtração do sumo. Geralmente é pasteurizado após isso.

Sumo Natura de laranja

0 comentários


sumo de laranja é uma bebida produzida através do líquido extraído da laranja, geralmente despejando-o em um recipiente. Ao adicionar-se água, deixa de ser sumo de laranja e passa a ser chamado de néctar de laranja. Pode ser coado antes do consumo. Pode ser adicionada uma dosagem de açúcar ou adoçante ao sumo para deixá-lo mais saboroso, com dosagem variada de acordo com o gosto. Deve-se consumi-lo preferencialmente diluído pois sua concentração em ácidos orgânicos pode causar gastrite se consumido puro em excesso.

É disponível no comércio o sumo concentrado, que requer a adição de água para reconstituir o líquido ao estado (aproximado) do sumo original.

O sumo de laranja está entre os mais apreciados e consumidos, sendo uma boa fonte de vitamina c e outros nutrientes. Seu comércio e produção envolvem grandes movimentações financeiras. O sumo de laranja é uma bebida muito apreciada por norte-americanos, sobretudo no pequeno-almoço.